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segunda-feira, outubro 1

O Poder da Beleza e a Luta pela Autoestima




Não é novidade que a beleza e todo o universo à sua volta têm uma presença bem vincada nos dias de hoje. Cada vez mais as pessoas são escravas da beleza, no mau e no bom sentido. 

Por um lado este conceito pode ser levado até ao seu extremo e a pessoa debaixo de todas aquelas camadas de produtos deixa de ser reconhecível, além de que noventa por cento das vezes este excesso tem o efeito contrário, ficando a parecer mal. Por outro lado a maquilhagem, os cremes de beleza e até os perfumes tem, maioritariamente, como objetivo elevar a autoestima das pessoas, corrigindo pequenas imperfeições, fazendo com que cada um se sinta mais confiante consigo próprio. É como se fosse um pequeno truque de mágica. 



Não é de admirar que grandes marcas reconheçam esta forte tendência e vejam como uma oportunidade de negócio. Christian Louboutin, Marc Jacobs e Tom Ford são nomes que irão lançar entre este e o próximo ano as suas primeiras linhas de produtos de beleza. Marc e Tom já tinham as suas cartas lançadas nas fragâncias como a “Daisy” e a “Lola”, respectivamente, mas só agora resolveram criar uma linha especificamente direcionada aos produtos de maquilhagem. 

«Faço questão de usar cada um dos produtos. Não os uso na rua, mas quero ver como cobrem a pele, se resultam bem. Quando damos o nome a uma coisa, queremos que as pessoas saibam que acreditamos nela e que trabalhámos nela. É importante», declara Tom Ford à revista The Interview People. Não poderia estar mais de acordo, é preciso ter consciência daquilo que se vai vender e não enganar as pessoas, como a maioria faz. 



Um outro tema que está interligado a este é o do antienvelhecimento. Cada vez mais o envelhecimento quer-se retardado, as típicas rugas que, como se costuma dizer, mostram que “a vida passou por nós” já não são bem-vindas. Milhares e milhares de produtos são anunciados anualmente para combater esse efeito. Muitos resultam, a maior parte falha. Mas não são só os produtos. Quase todas as revistas e sites de beleza dão dicas para evitar as mudanças evidentes da pele.

Mas por muito que se diga a uma mulher que é bonita sem maquilhagem ela vai sempre usa-la. Pode meter um pouco menos, mas vai usar. É inevitável. A autoestima é o fator determinante para que este mundo dos cosméticos vingue. E, como se pode verificar, ele está a crescer a olhos vistos porque a autoestima das pessoas está cada vez mais em baixo.




2 comentários:

ritacooperm disse...

Muito bem escrito ;)! Gostei muito !

beijinho e boa semana <3

Daniel disse...

Obrigado Rita! :)
Boa semana!